Saiba as diferenças entre Prêt-à-Porter, Alta Costura e Sob Medida

Olá gente, hoje vou tentar explicar diferenças entre Prêt-à-Porter, Alta Costura e Sob medida, um assunto que muitas vezes causa confusão, então vamos lá, vou colocar aqui o que a HISTÓRIA da moda nos relata e depois colocar minha visão e tentar explicar a diferença entre Prêt-á-Porter, Alta Costura e Sob Medida..

Dois nomes que ainda causam muita confusão quando o assunto é moda: alta costura e prêt-à-porter. Estes são conceitos que representam duas formas bem diferentes de produção e comercialização de roupas. Enquanto um conceito está ligado à exclusividade, o outro surgiu como uma solução para os tempos de crise econômica pós-guerra. No entanto, ambos estão ligados às Maisons, que são as famosas casas de moda francesas. Quer saber mais sobre as diferenças entre a alta costura e prêt-à-porter? Continue acompanhando o post de hoje.

Alta-Costura

Para que uma roupa seja considerada de alta costura, ela deve seguir os rigorosos padrões impostos pela Câmara Sindical de Alta Costura. A peça precisa ser feita manualmente, deve ser exclusiva, feita sob medida e sob encomenda. Importante: a roupa deve ser produzida, obrigatoriamente, na França. Isso significa que não há produção de peças de alta costura no Brasil, nos Estados Unidos ou na Inglaterra. Mas as peças podem ser, sim, produzidas por brasileiros, americanos e ingleses – desde que eles estejam em solo francês.
Então as peças produzidas aqui no Brasil por exemplo, que mando fazer em Ateliers não são alta-costura?
Resp. Como é dito no texto acima, pra ser um vestido de alta-costura, precisaria no mínimo ser feita à mão, certo? não necessariamente, pra nós alta-costura é um vestido confeccionado sob medida com exclusividade, com acompanhamento de estilista ou modelista, aquele que desenvolve a peça. Acabamento impecável, é só você dar uma voltinha em alguns bairros luxuosos de São Paulo que você vai ver a descrição alta-costura.
Temos que ter em mente que um vestido de alta costura, conta com tecidos muito bons, geralmente em seda pura, que pode ser um tafetá de seda pura, um chantung de seda pura ou no caso de renda, uma renda estilo chantily legítima..Pedrarias de altíssima qualidade, isso é considerado aqui no nosso país uma alta-costura














O Prêt-à-porter (pronto para vestir): surgiu depois da segunda guerra mundial, logo se popularizou, por oferecer maior praticidade para adquirir roupas, variedade de estilos e preços (grifes fazem pronta entrega em lojas). Prêt-à-porter é toda roupa que não é produzida para um consumidor específico e exclusivo, mas sim para um grupo de consumidores em potenciais porque é vendido em lojas multi marcas.

Mas nós queremos exclusividade , costura e acabamento impecável,certo? então é sob medida, que reúne tudo isso com valores acessíveis,mas temos que ter em mente que valores acessíveis não são valores de trabalho escravo gente, por favor. Há de se valorizar o trabalho dos profissionais, que tiram suas medidas, escolhem com carinho os tecidos e pedrarias quando esse tiver.

#FicaADica
Laurinha Brito
consultorabride@gmail.com
11-98189-3760



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A simbologia da aliança de casamento